Estratégia

7 dicas para vencer torneios de poker online

Home / Blog & News / 7 dicas para vencer torneios de poker online
September 28, 2020 12:25 pm | por DM Créditos

Vencer torneios de poker sempre foi a maior inspiração de quem está começando. A maioria dos jogadores é compreensivelmente atraída pelas altas premiações e pelo desejo de vitória, enquanto que outros enxergam esse triunfo como a prova perfeita de que eles finalmente dominaram o jogo e estão prontos para serem jogadores lucrativos.

Não importa a motivação por trás dessa tarefa, o fato é que focar em vencer torneios de poker, mesmo sendo jogador de cash game, é algo que realmente pode fazê-lo evoluir muito.

Durante essa jornada, você é obrigado a aperfeiçoar vários conceitos e é colocado em diversos tipos de cenários, saindo da sua zona de conforto. Em um mesmo torneio, é possível ser o shortstack em determinado momento e o chipleader em outro, tendo que alternar suas estratégias e sendo obrigado a saber jogar tanto deep stack quanto sob pressão.

Além disso, vencer um torneio de poker também pode ser uma verdadeira prova de resistência. Torneios grandes podem durar em média de 6 a 12 horas para serem concluídos, sem contar os torneios de múltiplos dias, que são uma grande maratona e oferecem altíssimas premiações.

Vantagens dos torneios de poker

Sem dúvidas, se você chegou até aqui e está buscando aperfeiçoar o seu jogo para vencer um torneio de poker, está com a mentalidade certa. Esse caminho vai levá-lo a se tornar um jogador melhor, além de poder ser recompensado com muito, mas muito dinheiro, pois nos torneios é que estão as maiores premiações do poker.

Como dissemos antes, a maioria dos jogadores iniciantes é seduzida pelos torneios de poker. Geralmente, eles assistem aos grandes circuitos como o WSOP, o WPT e o BSOP na televisão e se apaixonam instantaneamente.

Isso significa uma coisa: os torneios de poker estão lotados de jogadores inexperientes tentando repetir o que veem na televisão. É pra lá que eles vão sem entender muito sobre o jogo e, consequentemente, engordam o prize pool sem muita competitividade.

Já os cash games possuem uma estrutura fixa e mais monótona, e, apesar de ser uma modalidade de muita qualidade, acaba não sendo tão estimulantes aos jogadores recreativos. 

É para os torneios de poker que o dinheiro dos jogadores inexperientes acabam indo, e tenho certeza que é por isso que você, com razão, está focado em vencer torneios de poker.

Além disso, vencer um torneio de poker online nos dias de hoje, em que há uma oferta enorme de eventos e festivais milionários e com baixo custo, permite que se tenha um ganho absurdo. Por isso, certamente vale a pena investir em aprender a estratégia para vencer torneios e aproveitar todas as dicas que lhe trazemos. Vamos a elas!

1. Foque em sua sobrevivência

Em um cash game, você tem que focar em maximizar seus lucros. É liberado correr uma série de riscos calculados para puxar um pote enorme, uma vez que, se acabarem as suas fichas, é possível simplesmente fazer uma recompra e voltar a jogar.

Já nos torneios de poker, uma vez que suas fichas acabam, você está fora do torneio e não há mais chances de vencê-lo. Logo, essas oportunidades de investimento com risco alto nem sempre compensam a longo prazo.

O seu foco para vencer torneios de poker deve ser sobreviver! Isso significa que por mais que você se sinta tentado a entrar em um pote grande com uma mão especulativa, não é interessante que se invista uma porção considerável do seu stack e comprometer a sua vida no torneio com isso.

Você pode sim entrar de limp em posição nos estágios iniciais de um torneio com suited connectors a fim de conectar com o flop por um preço baixo, por exemplo. Isso é até recomendável, pois o risco que se corre é baixíssimo. A questão não é exatamente essa. 

O importante é entender que o seu objetivo principal não é investir muito nessas situações. 

Seu maior objetivo, principalmente nos estágios iniciais de um torneio, é sobreviver até as etapas finais, em que os potes são maiores, e ir acumulando fichas aumenta suas chances reais de vencer o torneio, enquanto que um grande pote ganho no começo do torneio é absolutamente irrelevante.

Lembre-se: é impossível vencer um torneio de poker nos primeiros níveis de jogo, mas é possível perdê-lo. Jogue com cautela e sabedoria!

2. Selecione melhor as suas mãos no pré-flop

Pegando o gancho da dica acima, parte da estratégia para sobreviver confortavelmente em um torneio de poker é fazer uma excelente seleção de mãos pré-flop.

Por mais que mãos medianas de maneira bem jogada possam ser lucrativas, muitas vezes elas irão custar o seu torneio ou uma parte considerável do seu stack, que poderá fazer falta mais tarde. Além disso, ainda que ocasionalmente se puxe um grande pote com elas, isso não garante que você vencerá o torneio.

A maioria esmagadora dos jogadores que vencem torneios de poker jogam apenas de 20% a 25% das mãos. Eles sabem que devem administrar os riscos que correm para chegar às etapas finais com mais frequência.

Portanto, foque em jogar suas mãos premium e jogue-as agressivamente, a fim de reduzir os seus riscos. E suas mãos boas, mas questionáveis, como JJ, TT, AJ e afins, procure jogá-las em posição e sempre focado em sobreviver até os estágios finais. 

O mesmo vale para mãos especulativas, como pocket pairs baixos e suited connectors. Não é proibido jogá-las, pois elas podem ser lucrativas nos estágios iniciais de um torneio, mas jamais invista muito nesses spots, pois isso compromete o seu stack. 

O segredo da lucratividade das mãos especulativas é que elas geram grandes recompensas por baixos investimentos. Uma vez que se gasta muitas fichas com elas, se perde essa vantagem e vai comprometendo o stack.

Por isso, transfira o seu foco. Busque guardar fichas para investir em spots mais decisivos. O valor economizado em fichas ao não investir exageradamente em mãos especulativas e medianas ao longo do tempo é imensamente maior do que aquele pote ocasional que você ganha quando acerta um jogo com elas.

3 – Não se preocupe com o número médio de fichas

Você costuma abrir regularmente o lobby do torneio para checar o número médio de fichas entre os jogadores? Não faça mais isso! Se quiser vencer torneios de poker, é preciso entender que a jornada do sucesso é de altos e baixos, e o seu número de fichas sempre flutuará muito abaixo ou muito acima da média do torneio.

Ficar checando a média do torneio lhe traz muitos malefícios:

  • Pode deixar você ansioso se estiver abaixo da média, instigando-lhe a jogar spots que não se deve jogar.
  • Pode lhe dar um falso senso de confiança se você estiver muito acima da média, principalmente no começo do torneio.
  • Tira o seu foco do jogo e das coisas que você pode controlar e o transfere para circunstâncias alheias, que a longo prazo pouco importam.
  • Atrapalha a sua compreensão da dinâmica do jogo. Raríssimas são as vezes em que o chipleader do primeiro, do segundo ou do terceiro intervalo vence o torneio de poker.

Em vez disso, use como termômetro o nível das suas decisões. Pergunte a si mesmo:

  • Eu estou jogando um bom poker?
  • Eu estou jogando uma frequência adequada de mãos?
  • Tenho jogado de maneira compatível com o meu stack?
  • Estou aproveitando bem os spots de extrair valor? E de blefar?
  • Estou jogando em condições mentais boas para vencer esse torneio de poker?

“Para vencer um torneio de poker, basta uma ficha e uma cadeira”

Inúmeras são as vezes em que o shortstack do torneio consegue reverter o jogo, chegar à mesa final e vencer o torneio. O importante é estar vivo e tomar decisões boas. Inclusive, existe um ditado muito conhecido que diz: “para vencer um torneio de poker, basta uma ficha e uma cadeira”.

Isso é uma verdade absoluta. De maneira mais filosófica, pode-se até dizer que a cadeira representa a “paciência”, pois sabemos o quanto é difícil manter a calma estando com um stack curto, mas entrar em “modo kamikaze” não resolve nada. Continue jogando o fino do poker, fazendo os ajustes necessários sem se preocupar com o número médio de fichas. No longo prazo, é assim que você vencerá torneios de poker.

4 – Saiba mudar de marchas

Até agora você deve estar pensando que eu sou um nit completo, falando exaustivamente sobre a importância de sobreviver no torneio, fazer uma seleção melhor de mãos e não se importar em ficar shortstack, não é mesmo? Porém, nós dois sabemos que para vencer um torneio de poker isso não basta.

Para de fato vencer um torneio de poker, há de se saber perfeitamente a hora de mudar de marchas.

Mudar de marchas em um torneio significa compreender a dinâmica do jogo e se adaptar. Haverá horas em que você estará jogando um poker tão sólido que os seus oponentes pensarão que você é uma “rocha”, e assim é possível se valer dessa imagem em estágios mais avançados do torneio, quando os blinds forem maiores, para aumentar a sua frequência de blefes e semiblefes, capitalizando em cima do que os seus oponentes pensam sobre você.

Nessa hora você vai querer começar a abrir o seu range de mãos em posição, aplicar um squeeze ou optar por um 3-bet light em vez do fold com uma mão que flopa bem. 

Veja bem, isso não é uma regra! Vai depender muito da dinâmica do jogo, se você construiu uma imagem adequada; se o valor de fichas em jogo compensa; se os jogadores na sua mesa são capazes de foldar; e principalmente se você tem um stack bom para isso.

Caso aquele spot não atenda aos requisitos acima, isso significa que talvez seja melhor ficar na marcha sólida em que se está. Paralelamente, se você imagina que a sua imagem na mesa seja de um jogador maníaco que joga muitas mãos, talvez seja mais interessante fechar mais o seu range, pois também é possível capitalizar em cima disso, uma vez que seus oponentes não lhe darão crédito e pagarão as suas apostas com mãos premium.

Há tempo para todas as coisas

Você é quem deve saber a hora de mudar de marchas para vencer torneios de poker. Isso é uma habilidade que deve ser desenvolvida com o tempo. Às vezes você vai passar do ponto na marcha sólida e ver o jogo sufocá-lo por não ter tomado mais iniciativa, bem como às vezes vai passar um pouco do ponto na agressividade ao explorar a sua imagem sólida. Isso é normal, faz parte do aprendizado. O importante é buscar sempre encontrar o tempo certo para ajustar o seu jogo.

Tenha em mente que um torneio de poker é progressivo e tem estágios. Conforme os blinds e os antes aumentam, eventualmente chegará a hora de abrir o range de mãos que se joga. Isso não significa, porém, que se deva compulsivamente procurar spots para acumular fichas, pois isso é nocivo e perigoso. 

Nesses estágios intermediários, seu foco continuará sendo sobreviver no torneio, porém agora você poderá jogar de maneira mais agressiva e aproveitar spots para coletar um ou outro pote “na malandragem”, apenas para não ser devorado pelas fichas. A chave aqui é saber o tempo certo de fazer isso, bem como saber se conter se na sua mesa houver muitos jogadores “céticos”.

5 – Explore a bolha do torneio

A bolha do torneio é o momento em que as premiações estão prestes a “estourar”. Não há uma delimitação precisa de quando exatamente ela começa. Pode ser quando há apenas três ou quatro jogadores a serem eliminados, ou quando ainda faltam 50. 

Depende muito do tamanho do torneio e do número de inscritos. 

O que importa é que para vencer um torneio de poker, pressionar seus adversários e ser mais agressivo nessa hora é essencial. A maioria dos jogadores nessa etapa se retrai, aguardando o estouro da premiação para não sair do torneio de mãos abanando. Ou seja, eles estarão foldando mais mãos e correndo menos riscos.

Paralelamente, essa é uma etapa em que as blinds e antes são maiores e a recompensa para os roubos bem-sucedidos são altas. Esses dois fatores combinados dão uma grande abertura para coletar potes grandes com pouca ou nenhuma resistência.

Mas veja bem, essa tática não é recomendada nestes cenários:

  • Você tem poucas fichas para efetivamente pressionar seus oponentes, isto é, seu stack não traz nenhuma ameaça de eliminação para eles.
  • Você está jogando um torneio com buy-in muito baixo, de modo que as primeiras premiações que estão por vir não estimulem os seus oponentes a se retrair e esperar o estouro da bolha. Nesse caso, nem considere explorar a bolha.

Além disso, essa tática não foi inventada há pouco tempo. Diversos jogadores regulares a aplicam, e isso significa que haverá concorrência para explorar a bolha. Ainda pior, haverá jogadores que saberão que você está pressionando, mas possuem um stack gigantesco para colocá-lo contra a parede e reverter essa pressão contra você! 

Aqui vale aquela velha máxima: quem pode mais chora menos. A atitude mais sábia aqui é mirar os oponentes certos para pressionar.

Bolha da mesa final

A bolha da mesa final é ainda mais importante de ser explorada. Quando restam de um a três jogadores a serem eliminados para se formar a mesa final, a tensão e a retração dos jogadores com stack médio são imensamente maiores. 

Nessa hora, o jogo está short-handed e os stacks medianos sabem que os blinds chegarão mais vezes aos short-stacks, que não poderão resistir por muito tempo. Por isso, eles não se importam de jogar mais tight e esperar. Além disso, a maioria já está jogando há muitas horas e não querem ir embora sem ao menos chegar na mesa final.

Se o seu foco é de fato vencer torneios de poker, essa é uma chance única de explorar esse cenário e atacar esses jogadores. Nem sempre serão os stacks medianos que estarão passíveis de serem explorados, às vezes são os short-stacks que preferem chegar à mesa final e ir subindo na premiação ao invés de tentar vencer o torneio. 

Assim como saber mudar de marchas, é preciso também desenvolver a habilidade de identificar os spots certos para atacar e puxar potes sem resistência. E nessa hora não importa se é torneio de buy-in baixo, ninguém quer ser o bolha de nenhuma mesa final.

Além disso, explorar a bolha da mesa final é lucrativo, pois essa é a hora em que focar em acumular um caminhão de fichas realmente faz a diferença para vencer um torneio de poker, mesmo que isso implique riscos. 

6 – Mire nos jogadores mais fracos

Essa dica é exclusiva para as etapas finais do torneio, quando restam apenas mais duas ou três mesas, ou ainda na mesa final.

Para vencer torneios de poker que já chegaram a essas etapas, em primeiro lugar é preciso saber escolher as suas batalhas. Se você ficar batendo de frente com jogadores profissionais, ou eles vão fazer armadilhas para pegar você ou simplesmente vão contra-atacá-lo com muito mais força.

E em segundo lugar, você terá de começar a jogar a mão dos seus adversários em vez de jogar apenas a sua. Isto é, já não vai importar o que você tem na mão, e sim o que os seus oponentes não têm

Portanto, mire nos jogadores mais fracos do torneio. Esses jogadores transparecem mais o range de mãos que estão jogando, tornando possível que se faça uma leitura mais precisa do que eles têm e jogue de acordo.

Uma boa dica aqui é utilizar o SharkScope para identificar quais são os jogadores fracos da mesa. Os nicks que possuem baixíssimo volume de torneios ou ROI negativo geralmente são jogadores fracos.

Você deve mirar nos jogadores mais fracos porque nessa etapa os erros custam muito mais caro e dificilmente um profissional cometerá erros consideráveis. A lógica, portanto, é se colocar em situações nas quais quem tem mais chances de errar é o seu oponente. 

Ainda que isso soe como uma tática de ataque, é muito mais uma tática de defesa que o ajudará a ir chegando, aos poucos, cada vez mais perto das primeiras colocações até finalmente vencer o torneio de poker.

7 – Coloque bastante volume de jogo

Roma não foi construída em um dia. As coisas levam tempo e esforço para acontecer, ainda mais se tratando de poker, em que mesmo fazendo tudo certinho sempre existirá a variância. A nossa dica aqui é jamais perder a motivação nem se deixar se abater pelos reveses ao longo do caminho, muito menos desistir.

Para vencer torneios de poker, é necessário imprimir muito volume de jogo. Os jogadores profissionais, por exemplo, perdem infinitamente mais do que vencem. Mesmo se colocando frequentemente em situações favoráveis, os frutos a serem colhidos vêm sempre no longo prazo, principalmente quando o objetivo é vencer torneios e não apenas obter lucro com eles.

Se você for checar a base de dados de jogadores profissionais com até 20.000 torneios jogados, por exemplo, não encontrará mais do que 100 vitórias e olhe lá! Esse caminho pode ter ainda mais percalços quando se está na curva de aprendizado, portanto tenha paciência consigo mesmo e não deixe de investir no conhecimento do jogo. 

Determine-se a jogar um volume considerável de torneios aplicando dedicadamente as dicas que passamos e pode ter certeza que os resultados virão. Se você precisar de créditos de poker durante essa jornada, conte conosco, nós estamos sempre disponíveis para ajudá-lo a ir atrás dos seus objetivos e das suas grandes vitórias que ainda estão por vir.

A DM Créditos lhe oferece uma cotação justa para você adquirir suas fichas online, sempre através de uma transação segura e com toda a confiabilidade que adquirimos em 11 anos de mercado.

Boa sorte nas mesas!

💻 Facebook | DM Créditos
📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490