A trajetória do jogador de poker famoso Ênio Bozzano
Dicas de poker

A trajetória do jogador de poker famoso Ênio Bozzano

Home / Blog & News / A trajetória do jogador de poker famoso Ênio Bozzano
February 12, 2021 4:59 pm | por DM Créditos

Para todos os jogadores, sejam eles iniciantes ou não no poker, é muito importante para o desenvolvimento e crescimento no jogo entender quais são as trajetórias percorridas por jogadores de poker famosos que já se deram muito bem neste cenário.

A partir de seus testemunhos é possível entender quais foram os caminhos que eles tomaram para alcançarem o sucesso, quais são as estratégias que usaram e quais são as dicas que eles podem dar para que outros possam também crescer dentro do poker.

Dessa forma, aqui apresentaremos fatores que fizeram com que um dos maiores jogadores de poker do Brasil se tornasse o que ele é hoje. 

Atualmente existe um bom número de jogadores de poker famosos no Brasil. Dentre eles está um dos mais famosos de todo Brasil, o jogador catarinense Ênio Bozzano, ganhador de muitos prêmios, inclusive do torneio Rio Open do MILLIONS South America

Trajetória

Carreira no xadrez

Bozzano cresceu em Blumenau, no estado de Santa Catarina. Desde muito pequeno seu pai começou a colocá-lo para fazer diversos esportes com o objetivo que ele se encontrasse, entendesse com o que ele se identificava e também o que o dava prazer em fazer.

Durante esse processo, o até então garoto fez de tudo, tênis, Judô, futebol e muitos outros esportes, até que em um determinado momento ele começou a jogar xadrez. A partir daí, ele se envolveu em uma atividade que seria presente em uma grande parte da vida dele.

Ele se encantou pelo jogo por dois fatos, os mesmos que o fizeram, posteriormente, se encantar pelo poker, a adrenalina e a competitividade. Ênio é muito conhecido por dizer que sempre dá o seu melhor em tudo que faz e talvez seja por isso que chegou onde chegou, seja no xadrez ou no poker.

Com esse pensamento, o jogador foi se aventurando no jogo de tabuleiro até que com seus 12 anos já estava viajando todo o Brasil para participar de torneios de xadrez, sempre muito apoiado pelo seu pai. 

Vida adulta

Entretanto, dos 17 para os 18 anos, Ênio percebeu que a vida de um adulto no xadrez seria muito mais complicada e difícil, que talvez ele não se encaixasse naquilo. Então, já sabendo muito das regras e do funcionamento dos jogos e dos torneios, ele decide se envolver como organizador e árbitro de xadrez.

Para isso, ele começou a fazer uma faculdade de educação física, o que era necessário para que pudesse praticar como professor, tendo a metodologia necessária para aplicar o ensino e as regras para outros jogadores.

Ele então resolve fazer todo o curso durante a manhã e à noite e forma em incríveis 2 anos e meio, tudo isso para conseguir se estabelecer o mais rápido possível no mercado.

A partir disso, ele passa a fazer várias coisas que pudessem ajudar ele a se sustentar financeiramente, então além de professor ele também passou a ser técnico do time de xadrez profissional de Blumenau e ser árbitro e organizador de torneios de xadrez na cidade.

Como sempre, o jogador queria alcançar o que ele podia, sendo o que ele era, então passou a objetivar ser árbitro do torneio internacional de xadrez. Para isso estudou e se esforçou ao máximo para que fosse possível chegar lá. Foi árbitro de várias partidas internacionais, inclusive do panamericano na Argentina.

Apesar de tanto esforço e de achar que já estava qualificado para ocupar tal posição, foi recusado ao cargo. Ele acredita que isso ocorreu porque algumas pessoas que eram responsáveis por esta decisão eram altamente políticas, algo que ele não era, o que acabou ocasionando a sua não entrada como árbitro do mundial. 

Carreira no poker

Como começou

Ainda vivendo do xadrez, Bozzano tem seu primeiro contato com o poker. Ele é convidado, por alguns amigos, a fazer parte de noites de jogos de poker, toda quinta-feira. Assim ele decide participar e na primeira noite, apesar de não ter ganho, ele se apaixona de primeira pelo esporte.

Então ele começa a estudar o básico do poker e aprender mais sobre o assunto, mesmo tendo muito menos disponibilidade de conteúdo de poker na internet naquela época. Ênio passa a ser um jogador em crescimento, se esforçando ao máximo para tentar entender o que se passava por trás de todo o jogo.

Sempre que perdia tentava não reclamar e sim analisar o que havia acontecido, qual havia sido a estratégia do outro jogador, o que ele  tinha errado e o que precisava ser melhorado.

Entrou em diversos grupos do orkut, leu todas as matérias que encontrou sobre os jogadores que estavam se destacando neste cenário como Christian Kruel e Raul Oliveira,  teve determinação e se envolveu de maneira que não perdeu mais nas noites de quinta-feira. Nisso, o jogador viu uma ótima oportunidade de conseguir uma renda a mais, o que o ajudaria a conquistar as coisas que almejava ter. 

Crescendo em torneios

Sendo assim, além do que já estava ganhando jogando com este grupo de amigos resolveu investir e procurar outros grupos nos quais ele pudesse participar e aumentar seu lucro. A partir daí os jogos passaram a ser toda terça e quinta, depois às quartas e enfim todo o fim de semana já estava ocupado também.

Foi assim que o jogador de poker famoso começou a se envolver com o poker. Depois disso, Bozzano foi em seu primeiro torneio no Paraguai, em que conseguiu jogar com pessoas diferentes e sentir qual era o clima dos campeonatos. 

É sempre bom lembrar que ele fazia de tudo para conseguir o que queria e para pagar as primeiras viagens ele chegou a vender em sua cidade tênis que tinha trazido do país vizinho, o que ajudou demais nos custos que teve. Aqui fica claro que o jogador nunca foi rico e cresceu por sua própria determinação e esforço, mostrando que nem só de talento surge um jogador de poker famoso. 

A grande virada

Após esse primeiro contato, Bozzano foi novamente ao Paraguai, especificamente para a cidade de Assunção, onde tinha o objetivo de participar de um torneio em um cassino de fronteira. Foi aqui que houve a grande virada, campeonato valia nada menos do que 100 mil dólares!

Apenas uma coisa estava barrando a participação dele no campeonato, a falta de dinheiro, que não conseguiram arrecadar de nenhuma forma. O que ele seus amigos fizeram então foi um junta junta do que tinham e todos deram 250 dólares para que Ênio tivesse a chance de participar, representando os outros três que haviam ficado de fora.

Por incrível que pareça, Ênio já tinha ficado tão bom naquilo que tinha se disposto a fazer que conseguiu ganhar o primeiro grande torneio de poker no qual participou. Tendo dividido os custos, o jogador voltou para casa com 40 mil reais no bolso e, com isso, não parou mais de crescer. 

Um ponto importante que é apontado pelo jogador de poker famoso é a forma como ele utilizou esse dinheiro. Quase todo o prêmio ganhador foi investido no desenvolvimento dele nas práticas e estratégias do esporte.

Além disso, ele passou a levar muitos outros amigos para participarem de torneios, o que fez com que ele ganhasse muitos descontos em viagens, mais um incentivo que fez com que continuasse avançando no poker e nos campeonatos. 

Investindo na carreira

Ele passou a pensar em como poderia investir em outras formas no poker e na sua carreira. Para isso, primeiramente ele idealizou diferentes torneios de poker em Blumenau e outras cidades brasileiras, o que ainda não era muito comum, e teve como sede o clube de uma associação de médicos da cidade.

O grupo começou a crescer, passaram a totalizar quase 50 jogadores, que conseguiram fazer rodar no torneio por volta de 40 mil reais, o que era muito na época. 

Vendo que esse projeto poderia ir mais adiante, o jogador de poker famoso começou a desenvolver a ideia de se criar um clube de poker, com seu próprio local e CNPJ, a Associação Blumenauense de Carteado, a ABLUC. A criação desta associação deu abertura para que outros clubes começassem a surgir, deixando a região do Brasil bem forte no quesito poker. 

Outro feito impressionante de Bozzano foi ser sócio criador do Masterminds, que é hoje um dos maiores festivais de poker nacionais. Para isso, outra vez, o jogador de poker famoso teve de se arriscar e enfrentar diversos medos. Primeiro, em 2013, viajou para fazer parte do PCA (Pokerstars Caribbean Adventure) um dos maiores torneios de poker do mundo.

Ocupou a posição de dealer das partidas e pôde distribuir cartas para pessoas como o Michael Phelps. Tudo isso para que ele conseguisse entender e aprender como um torneio daquela proporção funcionava por trás dos bastidores, para que pudesse aplicar algo parecido no Brasil.

Então se mudou para São Paulo com sua esposa e se dedicou a idealizar algo novo para o cenário do poker brasileiro. Hoje em dia ele já não integra mais a equipe de organização do festival, mas faz parte da história de construção de um evento de tamanha estrutura no Brasil.

Experiência

Neste momento é possível perceber que houve uma grande contribuição do xadrez na vida de Bozzano. Ele entende que toda a organização e planejamento que foram necessários para que torneios e o clube fossem criados foram proporcionados pela experiência que ele havia ganhado sendo jogador, organizador e árbitro de xadrez.

Sem isso talvez ele nunca tivesse sido capaz de montar e pensar na estrutura que tais campeonatos de carteados exigiam. O mais interessante aqui é pensar que, segundo Ênio, ele nunca teve o objetivo de ser um jogador de poker famoso ou profissional.

Ele entende que as coisas simplesmente foram acontecendo, que como em todas as outros momentos da vida dele ele fez o que tinha de ser feito para aproveitar as oportunidades para crescer, economicamente e como pessoa. E, na lista de melhores jogadores de poker no Brasil hoje ele se encontra na terceira posição, sendo muito famoso nacional e internacionalmente.

O que fazer para ser um jogador de poker famoso 

Há 15 anos, após um encontro inesperado com o poker ele vem se redescobrindo, não só como jogador, mas também como empresário, marido, pai, aventureiro e muitas outras coisas. Toda sua história mostra como é possível  sair do nada e, com muito estudo e dedicação, passar a ser um dos melhores do país, chegando entre os melhores entre torneios internacionais.

Dicas como ler muito sobre o assunto, estar a par das estratégias do poker, ter foco nos jogos, entender quais são os seus objetivos, se relacionar com pessoas que também jogam e muitas outras dicas ficam evidentes quando contamos a trajetória de Ênio Bozzano. 

Há muitas pessoas que colocam muitos empecilhos quando o assunto é crescer no poker, mas para quem quer, a dificuldade é só uma questão de perspectiva.

Se você quer evoluir e obter as habilidades que este jogador de poker famoso adquiriu ao longo de seus anos, basta você ficar atento aqui, ao site da DM Créditos, que, além das melhores condições para você crescer dentro do cenário do poker.

Você também terá acesso às melhores informações sobre estratégias, mercado  e muitas outras coisas essenciais para que você possa se dar bem como jogador de poker e talvez até mesmo conseguir se tornar um jogador de poker famoso, como Ênio Bozzano.