Aprenda como estudar poker por conta própria
Dicas de poker

Aprenda como estudar poker por conta própria

Home / Blog & News / Aprenda como estudar poker por conta própria
February 11, 2021 12:12 pm | por DM Créditos

Como qualquer atividade que exija um raciocínio rápido e apurado de quem pratica, o poker pode oferecer boas recompensas para aqueles que, além de gostarem de jogar, se dedicam a aprender e estudar todas as possibilidades que ele oferece. 

Quem já tem o hábito de jogar sabe que se trata de um esporte complexo, que exige atenção a inúmeros fatores. E sim, é verdade que a prática leva à perfeição, mas a prática associada ao estudo pode conseguir traçar esse caminho em muito menos tempo e de uma forma muito mais eficaz. 

Basta conhecer um pouco melhor as histórias dos maiores e mais bem sucedidos jogadores de poker do mundo para perceber que muitos deles não deram certo logo de primeira. Alguns chegaram a mudar de cidade, abandonar suas famílias e apostar tudo que tinham no esporte e mesmo assim não viram os resultados no início.

Para eles, as coisas só começaram a se encaminhar quando eles perceberam que precisavam unir a paixão que já tinham com um nível maior de dedicação e estudo. Foi aí que começaram a vir os lucros e o sucesso.

Vale a pena em todos os níveis

Se você é iniciante e ainda se sente perdido, sem saber o que deve priorizar, desenvolver uma rotina de estudos bem organizada pode te ajudar até mesmo a ultrapassar a competição. Você pode até achar que está atrasado em relação a outros jogadores, mas, sabendo os caminhos corretos para estudar, é possível otimizar o seu tempo e usar a curiosidade e vontade de aprender a seu favor.

E se você já não é iniciante e acredita que não tem o que estudar porque já desenvolveu um estilo próprio, é bom pensar duas vezes. Mesmo quem já tem alguma experiência no poker pode se beneficiar de uma rotina de estudos para incrementar o estilo próprio. Com uma análise mais completa do esporte, também é possível perceber com mais facilidade os pontos que devem ser melhorados e encontrar formas mais rápidas de trabalhar neles. 

O mesmo vale para os jogadores ainda mais avançados. Mesmo que você já tenha muita experiência nas mesas de poker, o tempo gasto estudando fora delas é a oportunidade perfeita para descobrir outros tipos de habilidades que podem ajudar a melhorar ainda mais o seu rendimento e incrementar o seu estilo.

A análise do esporte ainda pode te ajudar a encontrar formas pouco exploradas de jogo e estratégias mais refinadas de vencer os oponentes e se consolidar como um bom jogador.

Estudar não precisa ser chato

Com certeza, a ideia de estudar poker pode soar bem menos satisfatória do que a de jogar poker, mas, mesmo assim, o estudo não precisa ser chato. É importante lembrar que existem várias formas de analisar o esporte e estudar.

Você pode fazer isso por meio de vídeos, aulas e consultorias com jogadores mais experientes e conversas com colegas, por exemplo. Também dá para aprender muita coisa lendo dicas e experiências de outras pessoas e fazendo análises dos seus próprios jogos e de outras mesas. 

 Agora que já deu para entender a importância do estudo do poker para otimizar os resultados no esporte, pode ser que você ainda não saiba exatamente como começar. Por isso, vamos mostrar neste artigo algumas dicas de como estudar poker para melhorar o seu desempenho. Confira:

Comece pelo começo

Como em todo esporte, quando você vê alguma jogada espetacular e inusitada em uma mesa de poker, a ideia de aprender a reproduzi-la o mais rápido possível é tentadora. Mas esse não é o caminho ideal, especialmente se você está começando agora. Comece pelo “arroz com feijão” do poker, entenda as regras e compreenda também a dinâmica básica de uma mesa. 

É preciso entender que a evolução no esporte é um processo gradual. Mesmo que você se esforce muito, é impossível aprender todos os conceitos, dinâmicas e estratégias de uma vez. 

Antes de começar a tentar fazer movimentos mais fora da curva, dominar as jogadas básicas é o mais importante para que você fique mais confortável na mesa e saia na vantagem em relação aos seus adversários. 

Para isso, esqueça as grandes proezas e aproveite para se dedicar aos temas recorrentes. Faça uma lista de tudo que você acredita ser essencial para ter um domínio básico do tema. A partir daí, aborde um tópico de cada vez e se aprofunde nele. Domine os fundamentos básicos, entenda as fases de um torneio e diferentes modalidades, liste jogadas e conceitos recorrentes e pesquise até garantir que você terá domínio de cada um deles.

Durante esse processo inicial, também é importante tomar cuidado para não se perder. Mesmo se tratando apenas do básico, são muitos os assuntos e tópicos importantes que exigem sua atenção. Foque em um tópico de cada vez, aproveite o tempo para se aprofundar e dominar o máximo possível um assunto e somente então passe para o próximo. Não adianta querer saber tudo de uma vez. 

Leia

O poker pode não ser como uma disciplina de escola, mas uma das formas de estudá-lo é como aprendemos desde a infância: com os livros. São inúmeras as publicações dedicadas ao esporte que existem atualmente. É claro que somente os livros não serão suficientes para te transformar no melhor jogador de poker da cidade, mas eles são um começo.

Se você prestar atenção, vai perceber que muitos deles expõem e dissecam estratégias importantes para se dar bem no esporte. Os livros também são um dos caminhos mais fáceis para encontrar os fundamentos do poker e podem ajudar muito na organização mencionada no tópico acima. Eles têm ainda a vantagem de explanar pontos importantes que podem soar muito mais complexos à primeira vista.

Para escolher quais livros merecem a sua atenção, entenda primeiro qual é a sua intenção no momento. Tenha bem definido na sua cabeça se você está à procura de explicações de conceitos, se quer ver exemplos deles aplicados à prática ou se quer se aprofundar um pouco mais em alguma modalidade específica, por exemplo.

Entendendo isso, é possível selecionar uma bibliografia sólida que vai te oferecer quase todas as ferramentas suficientes para dominar a teoria. E com todos esses conhecimentos já consolidados, fica muito mais fácil colocar em prática. 

Troque experiências

Mesmo sendo ótimas ferramentas, os livros sozinhos nem sempre serão capazes de oferecer tudo que você precisa. Para complementar esse conhecimento, o contato com outros jogadores pode ser extremamente benéfico.

Você pode trocar experiências, analisar mesas e debater mãos com jogadores que tenham mais tempo de prática e mais conhecimento do que você. Assim, há espaço não só para esclarecer dúvidas como para aprender coisas novas.

Essa troca de experiências com outras pessoas que também têm interesse pelo tema pode ser valiosa até mesmo do ponto de vista mais pessoal. Dividir os estudos com outras pessoas pode te ajudar não só a aprender mais, mas também tira um pouco da solidão que o esporte traz, além de promover um clima mais leve para os estudos e trazer motivação nos momentos mais frustrantes.

Busque outras pessoas interessadas

Se você está começando agora, é provável que ainda não tenha contato próximo com nenhum jogador, mas isso não precisa ser um empecilho. Você pode estudar com um amigo, com um treinador, contratar um serviço de acompanhamento para incrementar a sua experiência ou até mesmo buscar grupos dedicados a falar sobre o esporte. 

Depois que você já tiver uma base sólida, o contato com outras pessoas pode servir até para delinear como será sua carreira no esporte caso você decida seguir essa profissão, já que é possível fazer isso dentro de um time de poker.

Na maioria das vezes, os times funcionam de maneira semelhante: os jogadores profissionais montam um time e selecionam outros menos experientes para orientar. Isso quer dizer que eles atuam como coaches e oferecem mentoria aos jogadores que passam nos processos seletivos.

Entrar em um time pode ser um ótimo negócio, especialmente se a parte mais solitária do jogo não te atrai muito. Com o grupo, você consegue não só ter a mentoria de pessoas mais experientes, que podem ter muito a ensinar, mas também consegue compartilhar a jornada com outros colegas. A evolução pode ser até bem maior do que a que você alcançaria caso estivesse isolado. 

Aposte na mentoria 

Se você já tem algum domínio do jogo e acredita que vale a pena apostar desde o início na carreira sem um time, também há a possibilidade de buscar a mentoria de um coach, ou seja, uma pessoa que já tem experiência como jogador profissional e que vai te ajudar a entender tudo que você tem a melhorar no jogo.

Desde que escolha um coach realmente bom, você vai receber um atendimento exclusivo e personalizado de acordo com as suas demandas. Outra vantagem é que as dicas virão de uma pessoa que já passou por muitas das situações que você está enfrentando e, por isso, tem maior clareza para te indicar todos os atalhos necessários para você evoluir mais rápido.

Por isso mesmo, treinar com um coach pode ser uma das formas mais eficazes de avançar no poker, principalmente se a sua vontade for seguir na profissão. Ele é um meio termo entre a carreira individual, onde o jogador atua por conta própria, e o time de poker, onde também há mentoria, mas o jogador precisa se encaixar na equipe. Pode até não ser a opção mais barata, mas é uma das mais especializadas.

Aproveite a internet

Pode acontecer de você ainda não ter dinheiro suficiente para investir em um coach ou achar que esse ainda não é o momento certo para você, mas isso também não significa que você precisa ficar sem estudar. Hoje mais do que nunca, é muito fácil acessar conteúdos sobre qualquer assunto que desperte o interesse e o mesmo acontece com o poker.

Está tudo na palma da mão. Por isso, não hesite em usar todas as ferramentas disponíveis a seu favor. No próprio blog da DM Créditos é possível encontrar várias dicas para entender melhor o mundo do poker e se aprimorar no jogo.

Aproveite também para buscar vídeo aulas, palestras, jogos comentados, salas de bate-papo e outros materiais sobre o assunto disponibilizados na internet. 

Ajuda na palma da mão

Outra ferramenta que pode ser de grande ajuda na hora de estudar são os sites e aplicativos de poker. Existem inúmeros de diversos tipos e eles podem ajudar de várias formas.

Existem aplicativos de dados sobre o jogo, de treinamento de habilidades e para melhorar o jogo. Alguns permitem que você jogue em reais, assim você consegue pagar menos para entrar e não precisa ficar se preocupando com a conversão dólar-real. Por isso, eles podem ser grandes aliados na hora de estudar e aperfeiçoar a prática. Confira neste link alguns dos aplicativos mais recomendados para cada situação.

Seja qual for a ferramenta escolhida, o importante é saber que não existe caminho fácil para se tornar um jogador de sucesso. Quanto maior for o seu desejo de seguir uma carreira profissional ou até mesmo de se tornar muito bom no jogo, maior terá que ser também a sua dedicação. E para isso, o primeiro passo é estudar para desenvolver ao máximo as estratégias que mais tarde serão aplicadas nas mesas de poker.

 Independentemente do nível de experiência, há sempre algo novo para descobrir e aprimorar se você estudar com atenção.

Gostou das dicas? No blog da DM Créditos tem várias outras informações que podem ajudar muito quem quer ficar por dentro de tudo do universo do poker, não deixe de conferir!

E lembre-se, sempre que precisar de créditos nos principais sites de poker, conte conosco! Temos a melhor reputação do mercado e oferecemos uma cotação justa. Chame a gente no chat ou no WhatsApp e saiba mais!