Estudo Poker Avançado: dicas para aprofundar seus estudos
Dicas de pokerEstratégiaVariedades

Estudo Poker Avançado: dicas para aprofundar seus estudos

Home / Blog & News / Estudo Poker Avançado: dicas para aprofundar seus estudos
March 24, 2021 8:34 pm | por DM Créditos

Subindo de nível: o que é um jogador profissional?

O poker é um esporte no qual sozinho, não se consegue ir muito longe. Se existem jogadores profissionais que têm à sua disposição contas bancárias recheadas, é porque houve estudiosos e teóricos que destrincharam as regras do jogo e elevaram o entendimento que tínhamos acerca do esporte.

Não deixe de lado os livros, cursos, dicas, estratégias e todo o conhecimento compartilhado por aqueles que conhecem o esporte como poucos!

Preparamos para você um guia prático com dicas que vão te ajudar a estudar o poker em um nível mais avançado. Conciliando a parte teórica da parte prática, com muita dedicação e entrega, você pode melhorar o seu nível de jogo e se tornar mais do que um jogador amador ou recreativo. 

E é importante deixar claro desde já: o tempo dedicado ao poker é o que vai mostrar qual o nível em que você está! Bora avançar nos estudos e fazer do poker mais do que uma mera diversão? 

Estudando poker: a parte teórica, livros e cursos

Não seria exagero afirmar que nos últimos anos, o poker alcançou uma visibilidade que o tornou um dos esportes mais conhecidos no mundo inteiro. Conhecidos e acessíveis: a princípio, qualquer pessoa tem condições de ganhar dinheiro com o poker.

O que vai determinar que tipo de jogador você é e o que o poker vai representar na sua vida, são as informações e o conhecimento de jogo que você possui. Cada vez mais, fãs do mundo inteiro parecem estar dispostos a tornar o poker algo a mais em suas vidas do que mera diversão.

Cada vez mais, blogs, plataformas, sites e aplicativos de poker vêm atraindo um público de centenas de milhares de pessoas. Se você quer ser só mais um, boa sorte. Agora, se o seu pensamento é jogar poker em alto nível, estude. Deixe aquela preguiça de lado e tome uma das decisões mais importantes de sua vida: torne-se um jogador profissional de poker.

É aquele velho ditado: quanto mais a gente busca o conhecimento, mais nós descobrimos que temos algo a aprender. Muitos jogadores consagrados dedicam-se, atualmente, a oferecer cursos e escrever livros compartilhando muito do que aprenderam dentro do poker. 

Foi pensando nisso que selecionamos para você alguns livros e cursos que podem te ajudar a estudar poker avançado:

Dicas de livros

  • Como jogar poker? Tudo o que você precisa saber para começar – DM Créditos: preparamos um livro, completamente gratuito, para que você possa ter um material acessível e didático a respeito das estratégias, conceitos e táticas que vão te ajudar a melhorar o seu nível de jogo aos poucos e comece a lucrar nas mesas. É só clicar e aproveitar!
  • Power Hold’em – Daniel Negreanu (2008): nesta obra, um dos maiores jogadores de todos os tempos fala sobre o conceito de small-ball, que nada mais é do que uma ótima tática de gerenciamento de riscos. A proposta é clara: desde o início do torneio, não foque em potes grandes, mas participe de mãos com boas chances de evolução por um valor mais baixo. Não é um livro para iniciantes.
  • Harrington on Hold’em – Dan Harrington e Bill Robertie (2004): essa obra foi uma das primeiras escritas especificamente para dar dicas direcionadas ao poker online. Uma das virtudes dessa obra-prima é mostrar diferentes estratégias e abordagens dentro de um mesmo torneio. Por isso o autor usa conceitos como: “mudança de marchas” e “explorar a bolha”.
  • A Teoria do Poker – David Sklansky (1999): escrito por um dos maiores teóricos do assunto poker, esse livro tem uma abordagem clara e de fácil entendimento, explorando uma série de conceitos incontornáveis para jogadores de todos os níveis. Então se você quer começar a estudar e não sabe por onde, seus problemas acabaram!
  • Small Stakes Hold’em – Ed Miller, David Sklansky e Mason Malmuth (2008): um dos melhores livros de poker para iniciantes, o Small Stakes Hold’em se propõe a explicar como funciona a mente dos jogadores nos limites baixos. Os autores trazem uma série de dicas que ensinam o jogador a evitar situações pouco lucrativas e quais são as principais estratégias para entrar em potes grandes. 

Dicas de escolas e cursos

  • PokerLab: para se candidatar aos cursos oferecidos pela PokerLab você precisa atender a três requisitos: ter como objetivo ou já ser um jogador profissional, ter um nome limpo com times e investidores e, para finalizar, ter uma conta na PokerStars em seu nome. Se você atende a esses requisitos fique atento, pois as vagas se esgotam rapidamente.  
  • Thiago Decano: com uma extensa carreira de 12 anos como jogador profissional, Thiago Decano fez fortuna e fama no poker, ganhando inclusive um bracelete do World Series of Poker (WSOP). O jogador oferece variados cursos e mentorias em seu site. Mas eles ficam disponíveis por pouco tempo, então corra e entre nas listas de espera. 
  • Mojave: idealizado por um dos jogadores mais conhecidos do Brasil, Felipe Mojave, a plataforma oferece para você uma série de vídeo aulas, materiais de apoio e aulas interativas. Mojave é embaixador da GGPoker e sempre frequentou o topo do ranking latino e brasileiro. 

    Por isso, nem sempre seus cursos estão disponíveis. Então fique atento e acompanhe o seu site constantemente.

Não para por ai…

  • GTO Poker Pro: o curso é uma oportunidade para repassar as principais teorias do jogo. Os alunos terão acesso a 12 vídeo aulas e o livro “Princípios do GTO Poker”, escrito pelo especialista Marcello Lins. 
  • UpSwing Lab: um dos cursos de poker mais respeitados do mundo, o UpSwing Lab é ministrado por Doug Polk e Ryan Fee. Nele, você tem acesso a diversas modalidades, com amplo conteúdo indicado principalmente para jogadores de nível intermediário e avançado.
  • PokerStars School: além de ser um dos sites mais conhecidos e talvez o que receba maior tráfego em todo o mundo, a PokerStars oferece uma série de cursos e treinamentos online e gratuitos que vão te ajudar a ampliar o seu conhecimento e melhorar consideravelmente seu nível de jogo. 

    Os cursos vão do nível básico ao avançado, passando por torneios específicos e formas de jogo que podem ser boas opções para conseguir levantar um bom dinheiro com o poker. 

Tenha um amplo domínio das regras do jogo

O poker é um jogo que exige raciocínio e pensamento rápido: em poucos segundos você precisa tomar decisões muito importantes que podem representar perdas significativas ou ganhos exorbitantes de dinheiro. Por isso é importante saber com clareza a ordem das sequências, as posições iniciais, como small e big blinds, às ações do pré-flop e por aí vai.

Ter um bom domínio das regras do jogo é o que vai permitir que você avance os seus estudos e que construa suas próprias estratégias.

Além de estudar, dedique boa parte de seu tempo ganhando volume de jogo: isso é o que vai lhe dar familiaridade com as sequências e as regras do jogo. Escolha bons sites e jogue torneios próprios para o seu nível técnico e vá melhorando aos poucos. Não pule etapas. Não corte caminho. Estude, jogue e aos poucos melhore o seu nível de jogo.

Saiba o que é e como utilizar o range de mãos a seu favor

Na grande maioria dos casos, os jogadores que baseiam o seu jogo em probabilidades matemáticas e conseguem antecipar as jogadas dos adversários, possuem maiores chances de vencer a partida. Por isso, se está em busca de avançar os seus estudos em poker, é muito importante que saiba o que significa e como deve-se utilizar o range de mãos.

A palavra range vem da língua inglesa e pode ser entendida como “variedade” ou “alcance”. Dentro do poker, a expressão diz respeito especificamente a um número de possibilidades de combinações de cartas que os adversários podem ter em suas mãos.

Em resumo: range é um leque de possíveis jogadas, ou ainda uma quantidade de combinações que determinada mão pode realizar. 

Antes de uma partida começar, o range contém todas as combinações de cartas possíveis; na medida em que o jogo avança, as opções vão se tornando aos poucos mais limitadas e as probabilidades vão se alternando simultaneamente. Ler “bem” um jogo nada mais é do que analisar a disposição das cartas e a atitude dos outros jogadores da mesa: com isso, você pode ou se precaver diante de alguma sequência e até mesmo encarar um blefe.

Noções de matemática

Uma boa leitura de range pressupõe alguns conhecimentos básicos de matemática, principalmente os conteúdos de estatística e probabilidades. Isso te permite tomar decisões com base em cálculos e não em meros achismos.

Dadas as caras que você tem à sua disposição no flop, quais são as probabilidades de você formar determinadas sequências e ganhar a partida? 

É possível descrever um range de poker a partir de uma frequência: isso quer dizer que o seu adversário pode ser analisado com base em uma porcentagem de todas as mãos possíveis.

Ainda nessa perspectiva, as chamadas descrições gerais também podem ser úteis e uma das formas mais refinadas de realizar essas descrições é utilizando um apontamento algébrico que te oferece uma listagem de todas as mãos possíveis. 

Método descomplicando range

Partindo do princípio de que o poker não é um mero jogo de baralho, mas um jogo de combinação de cartas, o curso “Método Descomplicando Range”, criado por Gabriel Fagundes (GrinderStyle), é um treinamento passo a passo que te ajuda a decifrar os ranges do oponente, independente de quem esteja jogando com você.

O curso é uma ferramenta essencial e fundamentada em cálculos matemáticos, que vai te permitir orientar suas ações e tomar decisões pensadas. Uma das técnicas que você vai aprender é o “Funil de Range”: com ela, o jogador consegue definir um range de mãos no pré-flop, que vai se enxugando aos poucos, como um funil, passando pelo flop, turn e river. 

Com uma bela quantidade de vídeo aulas e atividades, você será capaz de aprender a utilizar o range de mãos com maestria e fazer dele uma estratégia essencial no seu jogo.

Gerenciamento de bankroll 

A gestão de bankroll é, sem sombra de dúvida, um dos fatores determinantes para que um jogador consiga sucesso no poker. Bankroll é aquela quantia que você reserva exclusivamente para apostar em torneios ou mesas de cash game. Uma boa gestão de bankroll permite que você saiba até onde deve ir, quais os riscos você pode correr e que esteja preparado para lidar com a dinâmica do jogo.

Se você pretende ser um jogador lucrativo é essencial manter consistência e ter uma margem de segurança, para que você sobreviva a inevitável variância do jogo. A depender do seu estilo de jogo, sua gestão de bankroll pode ser mais agressiva – onde você sobre os seus limites com mais facilidade – ou conservadora, que vai fazer com que os seus limites sejam mais respeitados.

Conclusão

Com o passar do tempo, você irá perceber qual o seu estilo de jogo e qual o caminho pretende trilhar para se tornar um jogador de nível avançado. Estude e se informe: o conhecimento é o seu grande diferencial em meio a esse universo cada vez mais concorrido e disputado.

Nós da DM Créditos, estamos aqui para te ajudar de todas as formas que pudermos. Oferecemos, com frequência, uma série de textos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre todos os aspectos que envolvem o universo do poker.

Fique ligado no nosso blog, cadastre-se no site e converse com nossos colaboradores. Nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.

Por isso, seja onde for jogar poker, não deixe de tirar suas dúvidas conosco. Somos parceiros das melhores casas de apostas. Por isso, o que precisar é só chamar a DM créditos que te ajudamos a fazer as escolhas mais seguras!