Livros que ajudam a desenvolver o mindset do poker

Home » Blog » Livros que ajudam a desenvolver o mindset do poker

BLOG

June 09, 2021 4:09 pm

Livros que ajudam a desenvolver o mindset do poker

O poder psicológico do poker 

Por que é importante trabalhar o mindset no poker? Reconhecido como um esporte da mente, ele exige táticas e estratégias, além muito foco e uma postura emocional adequada para se tomar as melhores decisões. Por isso, ter controle mental, principalmente sobre as emoções, é indispensável para se tornar um bom jogador de poker. 

O termo Mindset, traduzido do inglês, significa configuração da mente. É um conceito que descreve as diferentes mentalidades de uma pessoa e como elas influenciam nas nossas escolhas pessoais e profissionais.

Ninguém gosta de perder dinheiro. Perceber que os seus adversários estão mais preparados, pode deixá-lo apreensivo. Nossa mente nos levará a extremos para evitar as emoções que afloram nessas condições. Administrar as próprias emoções a seu favor e, ao mesmo tempo, entender as emoções dos outros, são condições básicas e essenciais no poker, tanto ao vivo quanto nos jogos on-line.

A importância da autoconfiança, em acreditar que podemos enfrentar os oponentes de igual para igual, sempre nos trará inspiração. Suportar as oscilações que acontecem ao longo do jogo fará todo o diferencial necessário para conquistar o sucesso no poker. 

Já deu para perceber como é importante trabalhar o mindset no poker, não? Isso se conquista com conhecimento e prática. Cada um de nós desenvolve essa configuração da mente, principalmente durante a nossa infância e adolescência. E é ela que influencia, de forma direta ou indireta, nossas decisões cotidianas e até as que podem transformar as nossas vidas. 

Essas características da mente humana influenciam diretamente em nossas emoções e ações, portanto, irão determinar nossos pensamentos, comportamentos e atitudes. Essas habilidades não são imutáveis podemos desenvolvê-las. existem diversos livros que nos ajudam nisso.

Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck 

A psicóloga Carol S. Dweck, foi pioneira nos estudos a respeito de como o indivíduo adota as opiniões sobre si. E, a partir dessa visão, como se relaciona com as outras pessoas e com o mundo. Em seu livro, Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, ela nos mostra que nossas opiniões são capazes de afetar nossas escolhas. E isso determinará a maneira como lidamos com a vida.

A obra nos fala que existem diversas formas de se pensar. Os mindsets fazem parte da personalidade e é importante que se coloque a autopercepção na prática. Carol explica sobre o mindset de crescimento e como trabalhá-lo. E é isso que mais nos interessa, quando o que procuramos é desenvolver o mindset no poker.

Para trabalhar o mindset de crescimento, a autora nos diz que precisamos de esforço e planejamento. Qualquer mindset fixo pode se transformar em mindset de crescimento. Isso significa que:

  • Qualquer personalidade pode ser lapidada;
  • Talentos podem ser desenvolvidos.

Para isso é necessário que:

  • Enfrentemos os problemas;
  • Superemos os obstáculos;
  • Estimulemos a autoconfiança;
  • Desenvolvamos as habilidades.
  • Verifiquemos estratégias a se aplicar e insistir nelas;
  • Dispormos de tempo para fazer o que precisa ser feito;
  • Por mais difícil que seja – fazer !

Caso não dê certo, faça de novo de forma diferente. Quando der certo, pergunte-se o que pode ser feito para ampliar seu mindset de crescimento. Dessa forma, o desenvolvimento do mindset no poker será uma constante.

O mindset de crescimento é a garantia de sucesso, tanto na vida pessoal, nos negócios, ou ainda numa mesa de poker, pois ajuda a superarmos todas as dificuldades. As decisões dependem da forma como se pensa, do esforço e da dedicação que nos colocamos para realizar nossos objetivos.

Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter é um dos maiores best-sellers sobre finanças e investimentos da atualidade. Nesse livro, o autor nos faz repensar sobre o modo como administramos o nosso dinheiro. 

Entre as várias lições, essa obra nos dá uma visão sobre como a educação financeira pode nos ajudar, e muito, em como lidar com nosso bankroll. O poker é um jogo fundamentado em apostas, portanto, a gestão de seu dinheiro – que são as suas fichas na mesa, tem que ser bem administrada. Trabalhar o mindset do poker é compreender que, para ter um bankroll rentável é importante se pensar a longo prazo. 

Saber investir corretamente no seu bankroll é primordial para alcançar o sucesso no poker. 

Há períodos onde até mesmo os melhores jogadores de poker passam por fases ruins. Compreender o poker como um jogo de longo prazo, você sabe que não precisa terminar a sessão com lucro. Dependendo da quantia que você joga, esse lucro pode demorar um mês ou ainda por mais tempo. 

Por isso, ter um bankroll tranquilo para suportar as alternâncias e continuar jogando normalmente sem mudar a forma como se joga, faz toda a diferença. Afinal é variância e não um jogo mal jogado. Então, se você perder com a melhor mão está mostrando que está no caminho certo e será o ganhador no longo prazo. Pense nisso!

A Arte da Guerra – Sun Tzu

Essa obra foi escrita há 500 anos A.C. pelo pensador chinês Sun Tzu. A Arte da Guerra, um clássico da cultura oriental! Transcendeu o tempo e a categoria de simples tratado de guerra para se transformar numa leitura universal sobre planejamento e liderança em várias áreas da vida. 

Sun Tzu destaca que o autoconhecimento é essencial. Ter consciência das próprias forças e fraquezas, o conhecimento do oponente e o conhecimento do contexto do jogo e da competição que se está participando. O que podemos tirar como ensinamentos desta obra:

  1. Toda a conquista tem um preço – Uma vitória que nos tenha exigido dedicação e suor tem muito mais valor do que uma que não precisou de muito esforço. Ter consciência de que ao jogar, é necessário planejamento e que sempre haverá a probabilidade de dar errado. Saber que isso faz parte do processo para chegar ao objetivo final.
  2. Conheça sua capacidade e suas forças – Todos temos nossos pontos fortes e qualidades. Concentrar em suas forças e capacidades para fazer o melhor uso delas. É a soma de todo o conhecimento que você tem e adquire que lhe ajudará a alcançar suas conquistas. 
  3. Discrição e sutileza – No poker, principalmente ao vivo, quanto menos notarem o que você está sentindo e as prováveis ações que pretende tomar, maiores serão as chances nas jogadas.
  4. Você é o seu próprio líder – Todos os ensinamentos que são passados em A Arte da Guerra, para um líder comandar as tropas, podem ser usados para liderar a si mesmo. Afinal, você é o único responsável pelos seus planos, estratégias e táticas que usa para o seu desempenho. 

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Existe uma diferença entre a sua capacidade de controle mental e inteligência emocional. Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é a capacidade que temos de identificarmos nossos próprios sentimentos e o dos outros. De nos automotivar e saber gerenciar bem nossas emoções internas e nossos relacionamentos. 

O controle emocional é extremamente importante para qualquer competidor, o mesmo acontece para os jogadores de poker. Reconhecer e gerir as próprias emoções são essenciais para o sucesso em qualquer área da vida. E isso cabe para um jogador de poker, onde desenvolver o conhecimento do jogo e de si mesmo faz toda a diferença. Trabalhar a inteligência emocional e o mindset no poker é a sobrevivência e o crescimento de um jogador.

O poker exercita de forma intensa a mente do jogador, não por acaso é considerado um esporte da mente. Um jogo analítico e estratégico onde as possibilidades matemáticas são praticamente infinitas. Mesmo os melhores jogadores profissionais têm que se reinventar sempre. E saber lidar com as pessoas e com as próprias emoções também  fazem parte do poker.

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Outra indicação é O poder do Hábito. Este best-seller de Charles Duhigg, repórter investigativo do The New York Times, nos mostra como vencer os hábitos arraigados em nós através da força de vontade.

Com embasamento científico, Charles Duhigg nos mostra como funciona o cérebro humano e como ele é suscetível a qualquer coisa. Que os hábitos tanto bons como ruins, não aparecem de uma hora para outra, mas que são o resultado de rotinas enraizadas em nossa vida. Ele também demonstra como funciona a mudança de hábitos. 

Vale muito a pena se aprofundar nos estudos para procurar desenvolver o mindset no poker

Não adianta apenas aprender estratégias, ler livros, discutir mãos ou estudar. Nada e nem ninguém irá te transformar em um bom jogador de poker, isso depende exclusivamente de você. Se não conseguir o domínio sobre si para analisar de maneira fria e imparcial os outros jogadores, a jogada e a si mesmo, será muito difícil ter sucesso a longo prazo no poker. Para jogar poker em alto nível, você tem que entender seus adversários e, para isso, precisa ter autocontrole.

Existe o jogador de poker recreativo, – que não se importa em perder dinheiro (o importante é a diversão e as emoções do momento). E existe o jogador apegado a cada ficha apostada na mesa. Entre um e o outro, existe uma variedade de jogadores de poker por aí. Que tipo de jogador você pretende ser? 

Esperamos que estes livros possam te ajudar a desenvolver o seu lado emocional e o seu mindset no poker, para que você possa aprender a lucrar ou continuar forrando ainda mais nas mesas.

E lembre-se, sempre que precisar de créditos, basta chamar a DM Créditos e contar com uma transação rápida e segura, com cotação justa. Boa sorte nas mesas!