Mesa para Poker: A importância das mesas no jogo de poker
Variedades

Mesa para Poker: A importância das mesas no jogo de poker

Home / Blog & News / Mesa para Poker: A importância das mesas no jogo de poker
May 03, 2021 2:07 pm | por DM Créditos

Sempre existe um componente do poker que ainda não demos a atenção devida. Quanto mais estudamos, mais sabemos que temos algo a aprender. Pode até ser um clichê dos grandes! Mas se tratando de poker, não deixa de ser uma verdade incontornável. Você já se perguntou a respeito das mesas de poker?

Sobre como elas são organizadas? Sobre como elas se estruturam? Como as posições de cada jogador podem ser determinantes para o andamento de uma partida? Se não, esse artigo foi escrito exatamente para você. Se já se pegou pensando nisso, não tem problema: você só tem a ganhar quando estuda e se informa. 

Por isso hoje falaremos de um conceito fundamental dentro do poker: a questão por trás das mesas. O convite está feito! Pega uma caneta, um papel e venha com a gente. Mais uma vez, a DM Créditos oferece um conteúdo gratuito e de qualidade para você. Só vem!   

Posições no poker

Antes de tudo, devemos saber que a referência para todas as posições em uma mesa de poker é o botão – que também é chamado de dealer. O botão sempre vai girar no sentido horário, passando necessariamente pelos jogadores de cada mão. E sempre é a partir da primeira pessoa à esquerda do botão que as cartas começam a ser distribuídas. 

Esse primeiro jogador tem um nome: small blind. À sua esquerda, vem o big blind. Ambos são essenciais para ditar o andamento e a cadência de uma rodada. Os dois tem a função de colocar no pano uma aposta obrigatória. O botão é responsável por ditar a ordem a qual os jogadores tomam suas ações. 

No pré-flop, a pessoa à esquerda do big blind é a primeira pessoa a jogar. Depois do flop, o papel passa para o big blind e o botão é sempre a última pessoa a jogar, o que é uma vantagem importante em relação aos oponentes.

Mas calma, respira. Vamos por partes. Essa é só uma introdução. Um começo de conversa. Agora vamos valer um pouco melhor sobre algumas particularidades e sobre todas as posições na mesa. 

Entendendo como funcionam as mesas grandes (9-Max)

Começamos falando da importância das posições iniciais, que na imagem acima estão na cor laranja. Em mesas grandes, como essa, normalmente existem três posições iniciais, que na terminologia do poker tem o nome de Under The Gun ou UTG. O primeiro é o mais próximo do big blind e os próximos vão se sucedendo ao lado esquerdo. É o primeiro a tomar a decisão antes do flop. 

As posições marcadas em amarelo, por sua vez, são as do meio, podendo ocupar de uma a três cadeiras. São conhecidas como Middle Position, ou MP. Assim como as posições iniciais, elas também vêm na sequência, uma após a outra. 

As últimas posições estão marcadas em verde e podem ser consideradas as melhores em uma mesa de poker. A primeira da última posição é o Cutoff (CO) e a segunda, o Dealer ou o Botão, como vimos no começo do nosso artigo. O Small Blind e o Big Blind representam a posição marcada, sendo consideradas as piores nas mesas de poker. 

Entendendo como funcionam as mesas curtas (6-Max)

Como podemos observar na imagem acima, as mudanças que ocorrem de uma mesa grande para uma curta não são tão significativas em termos de terminologia. O que acontece, praticamente, é a supressão de algumas posições antes divididas entre o Under The Gun e o Middle Position.

Estratégias básicas para cada posição

Bom, sabendo um pouco sobre as posições em uma mesa de poker, vale a pena agora pensarmos em como elas interferem diretamente no resultado de uma partida. Além de saber qual a posição você está para pensar a sua estratégia, vale a pena dar uma lida no tema do range de mãos, assunto que destrinchamos para você nesse artigo aqui.  

Por que o range é importante? Bem, ele vai te ajudar a descobrir duas coisas: primeiro, qual o grupo de possíveis combinações que o adversário pode ter conforme as suas ações em uma partida. Segundo: o grupo de mãos que você deve ter para tomar certas decisões. 

Já falamos por aqui em algumas oportunidades que o range de mãos varia conforme a sua posição na mesa. Ou seja: você será mais ou menos ativo dependendo de onde estiver sentado em relação ao dealer. 

Under The Gun (UTG)

Como dissemos, são as duas piores posições do jogo. Quando estiver nessa situação, considere a hipótese de jogar poucas mãos. Evite dar calls e procure se proteger dos raises posteriores. Seja cuidadoso e, se possível, procure jogar apenas com combinações altas, de ás e reis ou rei e dama.

Quando entrar em uma mão, provavelmente você terá que jogar primeiro o pós-flop, o que é uma desvantagem. O poker é um jogo de informações incompletas e o primeiro jogador revela ao oponente informações sobre sua mão.

Middle Position (MP)

Essas também não são posições muito confortáveis para se jogar. Vale a pena ter um range de raise um pouco mais elevado, mas esse lugar ainda exige certa cautela. Caso a ação chegue em você sem nenhum call ou raise anterior, dá até para tomar posturas mais agressivas.

Entre os especialistas, essas mãos são chamadas de suited connectors – o termo se refere a cartas conectadas do mesmo naipe, como 8 e 9 de ouro ou 4 e 5 de copas. Elas são consideradas boas mãos para jogar, por conta da possibilidade de sequência ou flush.

Mas, mesmo assim, existe a chance considerável de ter pelo menos um oponente agindo depois de você, por isso a nossa dica é que esteja atento à possibilidade de jogar entre 1/3 e metade de seus suited connectors quando estiver nessas posições.    

Cutoff (CO)

Essa é uma posição particularmente boa para se tomar a iniciativa do jogo e se permitir uma postura mais agressiva. É aqui que existe a possibilidade real de se tomar a dianteira e ditar o ritmo do jogo. Inclusive, às vezes nem é tão necessário ter mãos extraordinárias para dar raise dessa posição. Se alguns jogadores foldarem antes de você, considere jogar com mãos como J8, J9 ou até mesmo T7. 

Agora, se outro player tiver dado raise, tome mais cuidado, pois as chances de ele estar forte são maiores. Se for necessário, faça a opção pelo call com mãos decentes e não tenha medo de sacar uma 3-bet se estiver com mãos fortes.

Dealer (Botão)

Finalmente, a melhor posição do poker. Aqui você pode jogar uma quantidade maior de mãos e é muito recomendável dar raise 90% das vezes quando a mão chega em você em fold. É possível até mesmo meter um 3-bet com algumas mãos mais fracas, como o AT de naipes diferentes ou pares médios.

Agressividade, nesse caso, é fundamental. Senão, você perde a oportunidade. Ser o último a jogar vai te permitir coletar mais informações que os demais e tomar sua decisão muito mais amparado do que os outros jogadores.

Small Blind e Big Blind (SB e BB)

Por incrível que pareça, essas posições têm os prós e os contras. Você, por um lado, tem a vantagem nada desprezível de ter colocado um valor obrigatório no pré-flop – ou seja, dar call em raises fica consideravelmente mais em conta. Por outro lado, a aposta obrigatória acaba tendo um preço caro quando você sai com cartas ruins. 

Ser o primeiro a jogar, significa, além disso, ter menos informações que os adversários. A dica que podemos dar é: tente defender as blinds como for possível. Mas não se sinta impedido de foldar quando sair com mãos fracas. Às vezes é necessário desapegar das fichas para não que o tombo não seja maior.    

Mesas de poker online: o que você precisa saber?  

Agora falaremos um pouco sobre como funcionam as mesas de poker online e quais são as informações mais importantes que os players devem ter em mãos. O mundo do poker foi muito afetado pela expansão e popularidade da internet. A forma como o esporte é praticado no mundo mudou muito nas últimas décadas.

Como já procuramos demonstrar até aqui, entender sobre como funcionam as mesas para o poker é fundamental para poder aprimorar as suas habilidades e nível de jogo. Centenas de sites de apostas, aplicativos e casas especializadas em poker procuram sempre oferecer atrativos para angariar novos jogadores para o seu time. 

Como achar boas mesas de poker online? 

Qualquer jogador que pretende se aventurar no poker, deve fazer uma avaliação constante a respeito do que esperar conquistar com o esporte. Muitos jogadores recreativos estão considerando a possibilidade de se profissionalizar e dedicar mais tempo ao poker. Outros não, preferindo permanecer no esporte por mera fruição. 

E não tem nada de errado, com uma opção ou outra. Mas saber o que procuramos é essencial, pois as escolhas feitas a partir desse momento serão pautadas pelas respostas que você tem. Quanto mais você pretende vencer no poker, maior o número de informações e de conhecimento você precisa ter. 

Para jogar poker online, você tem duas opções: jogar pelo celular ou pelo computador. Algumas plataformas oferecem aplicativos, outras não. Mas o mais importante é ter dispositivos minimamente funcionais, principalmente com boas conexões à internet. 

Para encontrar boas mesas de poker online você precisa estabelecer alguns critérios, tais como: o layout e a jogabilidade da plataforma, os bônus e promoções oferecidos pela casa e, por fim, o field e a variedade de jogos. Esses são alguns critérios importantes que você deve considerar. 

Volume de jogo e variedade, particularmente, são fatores importantes quando pensamos no quesito lucratividade – para os mais ambiciosos – e diversão – para os recreativos. É interessante que a casa escolhida ofereça uma boa variedade de torneios e tipos de jogo. O critério de jogabilidade é importante, pois afeta a fruição do site e a experiência como um todo, por isso também é algo que devemos estar atentos.

A tecnologia por trás das mesas 

A cada minuto, milhões de cartas de poker são distribuídas por softwares em mesas online. De forma ininterrupta. Na maioria absoluta dos casos, as partidas transcorrem sem nenhum tipo de intercorrência. Isso só é possível graças à utilização de tecnologias que permitem a expansão do poker online.   

Um dos principais responsáveis por isso é o gerador de números aleatórios, que em inglês é conhecido como Random Number Generators (RNGs). Os RNGs são geradores randômicos de números muito precisos. Trata-se de uma espécie de processador que gera sequências numéricas sem relação entre si, embora os métodos mudem.

A PartyPoker, por exemplo, utiliza um sistema de embaralhamento automático de cartas, que faz com que o jogador esteja tranquilo a respeito da mesa em que disputa, por ser totalmente justa para todos os competidores. Esses geradores são essenciais para o sucesso das mesas de poker online. 

Conclusão 

Oferecemos, com frequência, uma série de textos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.

No artigo de hoje, falamos um pouco sobre a importância de se conhecer o funcionamento das mesas de poker online. Falamos também sobre o quanto as posições na mesa são determinantes para o andamento da partida e como cada lugar pede uma postura de jogo diferente. 

Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado. 

Por isso, o que precisar é só chamar a DM créditos que te ajudamos a fazer as escolhas mais seguras!