Dicas de poker

Os 4 melhores livros de poker para iniciantes

Home / Blog & News / Os 4 melhores livros de poker para iniciantes
September 18, 2020 8:03 pm | por DM Créditos

É quase impossível crescer no poker sozinho. Antes de cada jogador profissional que fatura cinco, seis ou sete dígitos por torneio ganho, houve teóricos que dissecaram o jogo e abriram caminho para que eles pudessem evoluir. Alguns deles escreveram livros de poker para iniciantes.

A jornada de um jogador seria certamente muito mais difícil sem livros sólidos como base de aprendizado. Eles são o que separa um fish (jogador que comete erros e tem prejuízo nas mesas) de um shark (jogador que explora os erros dos adversários, obtendo lucro).


É por isso que listaremos a seguir os melhores livros de poker para iniciantes. Guiaremos você em uma jornada certeira que o fará entender conceitos fundamentais e lucrar cada vez mais com o poker.

Por que focar em livros de poker para iniciantes?

Os melhores livros de poker são aqueles que fazem você evoluir o seu jogo. Não importa se os princípios ensinados parecem básicos demais, o que é importante é ele fazer sentido para você naquele momento.


Os livros de poker para iniciantes, além de possuir uma linguagem e uma didática bem leve e fácil de entender, abordam conceitos fundamentais, sem os quais não seria possível compreender jogadas e táticas mais avançadas.

Estas são as bases que vão construir a solidez do seu jogo, como o expected value (EV), o range de mãos ideal ou a construção de uma visão mais analítica e de longo prazo referente ao jogo.


Por último, os livros de poker para iniciantes são aqueles com estratégias que vão funcionar com muito mais frequência e lhe trazer lucros mais rapidamente. Não adianta aprender conceitos avançados, como three-barrel bluff, e não saber extrair valor das suas mãos vencedoras. Não adianta aplicar um float se ele não vai funcionar nos limites em que você joga.


Então vamos lá, confira os livros que listamos para você evoluir o seu jogo!

A Teoria do Poker (The Theory of Poker) – David Sklansky (1999)

“The Theory of Poker” é de longe um dos melhores livros de poker para iniciantes já escritos. Não apenas pelo fato de David Sklansky ser um dos maiores teóricos do assunto e ter uma abordagem muito clara e fácil de entender, como também por ter sido pioneiro no estabelecimento de diversos conceitos antes inexplorados.

Além disso, ele é garantia de resultados. O “boom” do poker online da década passada foi fruto da aplicação dos conceitos primeiramente trazidos pelo Sklansky em “The Theory of Poker”.

“A Teoria do Poker” é excelente para fazer com que você construa uma abordagem mais analítica referente ao poker; para que você comece a calcular suas jogadas pensando no longo prazo; e para entender diversos princípios fundamentais que lhe servirão como base em todas as suas decisões.

Além de inúmeros benefícios para a maneira de enxergar o jogo, “A Teoria do Poker” também é um dos melhores livros de poker porque apresenta da maneira mais didática possível conceitos fundamentais. Entre eles estão: expected value (EV), pot odds, implied odds, frequência de blefe, entre outros.

Além disso, esse livro apresenta o “Teorema Fundamental do Poker”, em que Sklansky consegue passar ao jogador iniciante uma visão mais clara e concreta de como medir um resultado.

O Teorema Fundamental do Poker traz uma projeção “matemática” para saber se você tomou a decisão correta ou não em determinado cenário. Dessa forma, fica mais óbvio ao iniciante saber quando ele acertou ou quando ele errou e deve corrigir sua jogada para o futuro.

Harrington on Hold’em – Dan Harrington e Bill Robertie (2004)

Esse livro foi uma bíblia para o “boom” do poker online. Essa trilogia certamente figura entre os melhores livros de poker de todos os tempos. Além disso, foi uma das primeiros obras a focar na narrativa de ensinar as melhores táticas específicas para torneios. Também foi uma dos primeiros a dar dicas específicas para o poker online.

“Harrington on Hold’em”, em suas três edições, é um dos melhores livros de poker para iniciantes porque é pioneiro na abordagem de diferentes estratégias dentro de um mesmo torneio. Antes de Dan Harrington, conceitos como “mudança de marchas” e “explorar a bolha” eram pouco abordado.

A teoria do jogo era tida como mais importante do que a teoria de torneios. Foi Dan Harrington que começou a tratar os estágios do torneio de maneira tão importante quanto a estratégia geral.

No Volume I, Harrington foca na sobrevivência nos torneios e como jogar a primeira fase sem arriscar muito o stack, dando mais fôlego nas etapas posteriores.

No Volume II, o foco vai para as etapas finais, com um manual explicadíssimo sobre como jogar na bolha e nas etapas de premiação, cobrindo até o heads-up.

E por fim, no Volume III, o leitor pode praticar todo o conteúdo com exercícios, a fim de fazer a ponte até a prática nas mesas.

Por isso, “Harrington on Hold’em” é uma das nossas recomendações para iniciantes. Além de diversos conceitos novos para você praticar, essa trilogia o ajuda a entender cada uma das etapas dos torneios, de maneira a acelerar o seu processo até cravar um ou começar a figurar mais nas mesas finais.

Power Hold’em – Daniel Negreanu (2008)

Todo mundo conhece o Daniel Negreanu. O canadense é excêntrico, carismático e uma máquina de reads e jogadas excêntricas. Você já sonhou saber o que se passa na cabeça dele quando ele senta à mesa? Pois com a leitura do Power Hold’em isso é possível.

Nessa obra, um dos melhores livros de poker já lançados, Negreanu apresenta o conceito de small-ball, que nada mais é do que uma tática de gerenciamento de risco. Nele, desde o início do torneio a regra é focar em não construir potes grandes, mas participar de mãos com boas chances de evolução por um valor baixo.

Apesar de essa estratégia requerer um jogo pós-flop muito apurado, e portanto estar fora do escopo dos iniciantes, é um conceito que você deve aprender rápido, pois desde 2008 o jogo mudou muito, e não ter o small-ball no seu repertório desde cedo significa estar limitado em relação aos outros jogadores regulares.

Além disso, no livro, Negreanu dá muitas dicas de leitura de jogo, algo em que outros teóricos não focam muito. Portanto, para começar a se diferenciar desde cedo, o “Power Hold’em” é recomendadíssimo.

Small Stakes Hold’em – Ed Miller, David Sklansky, Mason Malmuth (2008)

Esse livro é para aqueles que até acham legal aprimorar o seu jogo, mas querem mesmo é saber de ganhar dinheiro com o poker. Nessa obra, a receita é simples: fazer o que se tem que fazer para ganhar nos limites baixos.

Não há muitas apresentações de teorias, nem muitos ensinamentos de jogadas bonitas, dessas que aparecem na TV. Porém, o livro aborda diversos cenários em que a aplicação dos conceitos fundamentais do poker lhe fará lucrar no longo prazo.

A obra é um dos principais livros de poker para iniciantes porque não é somente sobre poker, mas sobre poker nos limites baixos, o que é algo totalmente diferente.

Os autores focam em explicar como funciona a mente dos jogadores nos limites baixos. Um simples beabá ensinado por eles já pode gerar grandes dividendos.

O conceito é simples: ensinar o leitor a evitar situações marginais, jogar potes grandes para suas mãos grandes e manter uma estratégia defensiva que gera grandes resultados nesses limites, ainda que se perca o glamour de fazer um grande float, praticar muitas 3-bet lights ou dar um hero call no river. Aqui você aprenderá o feijão-com-arroz para começar a vencer.

Quer aprender ainda mais? Então baixe o nosso e-book “Como jogar poker? – Tudo o que você precisa saber para começar”. Nele, abordamos uma didática especial tanto para quem é iniciante quanto para quem quer evoluir o seu jogo e começar a lucrar nas mesas.

É um material completo, recheado de estratégias e conceitos novos para evoluir seu jogo e o melhor: é totalmente gratuito!

E lembre-se, sempre que precisar de créditos nas maiores salas de poker, chame a DM Créditos!