Buscar
  • DM Créditos

Análise de mão: enfrentando donkbet no river

Muitos jogadores ficam confusos a respeito das odds em spots estranhos, como donkbets. Então nos é pertinente analisar um spot no qual o jogador é confrontado com esse tipo de aposta e deve tomar uma decisão.

A donkbet é uma aposta feita fora de posição, antes da ação do jogador que foi o agressor na rodada anterior. Antes do hero, que atuou como agressor no turn, o vilão vem e aposta primeiro no river, antecipando-se ao hero, que agora é confrontado com uma aposta, esse tipo de aposta é conhecida como “donkbet”.

Nesta mão, o BB era um jogador desconhecido, portanto não há informações sobre o mesmo e, consequentemente, ele não tinha informações nossas. Aqui está a mão em questão:

A mão até o river é bem standard contra um jogador desconhecido. Acredito que os bet sizes poderiam ser um pouco melhores ($2.25 no flop e $5,75 no turn). Quando o BB aposta $10 no river, nós estamos recebendo odds de 2,7:1 para dar call e precisamos vencer pelo menos 37% das vezes para que o call seja vantajoso.

Agora, no river há três opções: call, fold ou raise. Contra um desconhecido não estamos convencidos de que estamos enfrentando um donkey, mas também não vamos tender a foldar recebendo esse tipo de odds quando ele segue uma linha como essa. Nossa linha fica entre call ou raise.

Será que o vilão irá de vez em quando aparecer aqui com uma mão aleatória que nos vença ou com um set slow-played? Claro. Será que 2 pares+ é uma grande parte do range de river donkbet aqui ? Acredito que não, e é por isso que não cogita-se o fold aqui.

Então, de volta para a pergunta principal: damos raise ou call nesse river? Bem, isso tudo depende da resposta da próxima pergunta que fazemos:

“Se dermos raise, ele continuará com pelo menos 3 mãos piores?”

Uma vez respondida essa pergunta, a resposta nos ajudará a definir se o raise será, na realidade, por valor ou se apenas tornaria nossa mão em blefe. Eu diria que transformar nossa mão em blefe aqui não seria bom, já que não esperamos que um desconhecido folde 2 pares+, e de novo, eu duvido que AK vá estar frequentemente no seu range aqui.

Então, meu único objetivo quando dou raise no river seria para extrair valor de mãos piores. A única mão pior que, jogada logicamente, poderia dar um call errado no nosso raise seria um KJ. Mas se for um jogador realmente ruim, ele poderia dar donkbet/call com mãos como AT, JT ou JJ? Sendo que ele é um desconhecido fica difícil supor que ele tomaria essa linha com essas mãos (ele teria 3betado JJ pré-flop?) e se seguiria essa linha e daria call a um raise com elas.

Agora a questão “Se dermos raise, ele continuará com pelo menos 3 mãos piores?” não é perfeita, mas ela nos aponta para a direção certa. Se pudermos facilmente citar mãos piores que seguiriam essa linha e continuariam se enfrentassem um raise, então nossa mão está mais próxima de ter valor e então podemos fazer um raise por valor no river.

Se, de modo contrário, nós não pudermos citar mãos piores que seguiriam essa linha e continuariam na mão após um raise, nossa mão se adequa mais para ter SDV(Showdown Value). E se ele seguiria essa linha com uma mão como A9 copas ou Q(copas) J(ouros), um raise iria melhorar alguma coisa?

Muitos jogadores reagem às donkbets incorretamente, mas isso acontece principalmente porque não sabem classificar suas mãos de forma adequada. A razão pela qual devemos nos perguntar se o vilão continuaria com pelo menos três mãos piores é porque a resposta a essa pergunta nos ajuda a definir se nossa mão está mais perto de ter valor para extrair ou apenas showdown value. Se nós déssemos raise e nenhuma mão pior pudesse continuar, nosso raise não seria por valor. Se nós déssemos raise e muitas mãos pudessem continuar, então nosso raise seria por valor. É claro que valor e showdown value podem mudar de acordo com o tipo de jogador.

Contra um fish nós poderíamos considerar o raise no river com mais frequência, pois eles são mais propensos a se envolver nessas situações com mãos tipo K5 e JT, que eles não foldariam. Mas contra um TAG ficaria mais difícil de aplicar esse raise no river por valor, salvo em caso de algum histórico ou read sobre o jogador. Contra um desconhecido essa situação pode ser difícil porque estamos trabalhando com suposições de um jogo standard, mas como padrão, eu tenderia mais ao call do que o raise contra um jogador desconhecido.

Para os curiosos, o hero deu call nessa mão e vilão mostrou J e 9 de paus!

Está a fim de um trabalho extra? Veja se você consegue responder estas questões:

  • Qual a pior mão com a qual você faria um value raise no river?

  • Qual a pior mão com a qual você daria call na donkbet do vilão?

  • Como você reagiria se o vilão desse a donkbet no river com o valor de $14?

Até mais!

0 visualização
  • icon_whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco