Buscar
  • DM Créditos

O tilt no poker: 5 dicas para evitar

O tilt, ficar em "pane" por raiva, é famoso na comunidade do poker. E ele não poupa ninguém. Mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor frequência, você vai enfrentar o tilt no poker.

E uma vez que estamos tiltados, a coisa toda geralmente vai dali para baixo. O tilt no poker atrapalha seu jogo, faz você perder mais, tomar decisões ruins, bagunça as emoções, pode estragar o humor do dia e até te sobrecarregar de estresse.

A boa notícia é que o tilt no poker não é inevitável. Podemos aprender a lidar com ele e até a reduzi-lo. Para isso, vem ver aqui 5 dicas para evitar o tão temido tilt!

5 dicas para evitar o tilt no poker

1. Aceite que perder faz parte

Todo jogador de poker, por melhor que seja, por mais que estude, vai perder. O normal é um player perder muito mais vezes do que ganha. O número de FTs é sempre muito menor do que o de torneios registrados.

Poker é um jogo de habilidade, mas a sorte também está envolvida nos resultados. É por isso que se fala tanto em pensar no longo prazo e em fazer bastante volume de jogos caso você queira tirar uma renda regular do poker. 

Quanto mais você joga, maiores as chances dos seus resultados refletirem a qualidade do seu jogo mais que a sorte. O Phil Ivey provavelmente vai vencer jogando poker durante uma noite inteira contra você, mas com certeza ele não vai ganhar todas as mãos. Quanto maior a amostragem, menos a sorte pode ser responsável pelos seus resultados.

Portanto, aceite que, no poker, você vai perder muito mais mãos do que ganha, e isso não é o fim do mundo. A derrota é parte inevitável do jogo.

2. Perceba quando o tilt começa

Para conseguir lidar bem com o tilt no poker, precisamos saber reconhecer os sinais de que a raiva está batendo na sua porta.

Quando você perceber os primeiros sinais de raiva e descontrole, ligue o alerta vermelho. A partir daí, evite ao máximo qualquer situação estressante, procure se isolar e acalmar seus pensamentos. 

Pare por um momento e se pergunte:

  • Estou tiltando ou foi só uma raiva passageira?

  • Como eu estou encarando as frustrações das mesas? Esse é o meu normal?

  • Por que estou me sentindo assim?

Essas perguntas vão te ajudar a reconhecer se você está entrando em tilt. Além disso, você pode identificar quais situações específicas ativam o seu tilt e, assim, conseguir se planejar para tentar evitar os próximos.

3. Não exploda

Uma das características do tilt no poker é exatamente a explosão. Mas calma, isso não vai ajudar em nada.

Não comece a gritar, xingar todo mundo, bater na mesa, jogar coisas por aí, achar que o PS, o universo, o deus das cartas, está de marcação cerrada e específica com você. Expressar suas emoções negativas enquanto elas estão à flor da pele pode só ampliar a raiva e piorar a situação.  A chave, aqui, é justamente tentar controlar suas emoções e se acalmar, e não dar vazão a todo o estrago que elas podem causar.

4. Se distancie do momento

Quando as emoções estão explodindo, há chances de que você não consiga se controlar e faça coisas das quais vai se arrepender depois.

Por isso, tente se acalmar o suficiente para conseguir se afastar mentalmente desse turbilhão e pensar, com calma, no que fazer. A ideia é criar um distanciamento rápido das emoções para que você possa colocar a cabeça no lugar.

Veja aqui algumas técnicas que são como dizer um "Calma!" para sua mente:

  • Respire fundo: controlar a respiração é uma das melhores técnicas para aliviar o estresse. Quando estiver começando a tiltar, respire fundo algumas vezes. Deixe que esse processo dure o máximo que você conseguir. Por exemplo, conte até 6 inspirando, segure a respiração por 6 segundos e, depois, expire contando de novo até 6. Quanto mais lento, melhor.

  • Caminhe por 1 minuto: dê uma volta no quarto, na casa. Tente aproveitar os breaks para isso. Levantar da cadeira e caminhar ajuda a aliviar a tensão dos músculos, espairecer um pouco e dar uma pausa nos pensamentos que estão reforçando o tilt.

  • Olhe para cima e conte de 60 a 0: novamente, quanto mais devagar, melhor. Se você ficar com a cabeça para cima, vai reduzir a pressão, o estresse corporal e estimular um relaxamento. 

  • Tenha algo para apertar: já que explodir de raiva não é a solução ideal, tenha algo por perto para apertar com toda a força da sua irritação quando o tilt começar. Pode ser uma bolhinha mole daquelas de massagem, uma almofada, enfim, algo que você possa apertar sem causar danos e piorar a situação.

  • Tenha um mantra: pense em uma frase que você possa dizer repetidamente para si mesmo e que vai te ajudar a se acalmar e a se distanciar daquele momento de tilt. Pode ser algo simples e mais geral, como "variância faz parte" ou "é só uma mão", ou algo mais pessoal. O importante é que a frase realmente te traga um certo alívio na hora da raiva

  • Faça alongamentos: tente achar um tempinho, nem que seja no break, para se alongar um pouco. O estresse faz os músculos ficarem tensos, então se você conseguir relaxá-los com alongamentos e pequenas massagens, vai ajudar o corpo a entender que não é para se sentir estressado naquela hora. Uma dica poderosa é fazer massagem nos músculos do rosto, apertá-los devagar e fazer expressões para relaxá-los. A expressão das nossas emoções acontece principalmente no rosto e, se você tentar relaxá-lo enquanto ele estiver tenso, vai ajudar o cérebro a parar os estímulos de estresse.

5. Escreva bilhetes salvadores

Em um momento que você estiver bem, tranquilo e não estiver jogando, escreva em alguns bilhetes tudo o que você gostaria de dizer para si mesmo quando estiver tiltado.

Pense no que o seu "eu razoável" gostaria que o seu "eu tiltado" fizesse. Lembre de tudo que você costuma fazer de errado quando está dominado pelo tilt e escreva lembretes de que aquilo não deve ser feito, ou de como jogar e agir corretamente.

Por exemplo, se você começa a jogar mais agressivo quando está tiltado, escreva um bilhete te avisando para não fazer isso. 

A ideia é escrever tudo o que você gostaria de fazer e como agiria caso não estivesse tão irritado.

Na hora do tilt, dê uma olhada rápida nesses bilhetes e seja a sua própria voz da razão.

Lembrete bônus: pare de jogar antes que se arrependa

Se você está totalmente tiltado, já tentou de tudo - ou nem consegue tentar - e nada funciona, não tenha dúvida, pare de jogar.

Nunca desconte sua irritação nas mesas, pagando mais, pagando menos, se registrando em torneios caros para cobrir o prejuízo, etc.

Uma das piores coisas que o tilt no poker pode fazer com você é te levar a perder dinheiro apostando alto ou entrando em torneios caríssimos só para perder tudo isso e se arrepender depois.

Não vai ter um "tirinho" que resolva, uma vitória inesperada em um torneio de stakes muito maior que o seu, nada que o poker possa fazer para trazer de volta a sua calma de repente.

Jogar coisas por aí, xingar os outros, dar soco no PC, bater na mesa, nada disso vai melhorar sua situação e só vai fazer você se sentir muito pior depois.

Portanto, lembre-se sempre: se o tilt está ficando fora de controle, pare de jogar. Não importa quais torneios você está deixando para trás, muito provavelmente vai perder mais dinheiro continuando a jogar do que deixando as mesas.

0 visualização
  • icon_whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco