Buscar
  • DM Créditos

Poker - Como Água

No início do poker no Brasil, quase todos os praticantes eram recreativos e jogavam por diversão. A realidade é que quando nós jogamos para ter um bom momento, sem maiores preocupações com o dinheiro envolvido, inevitavelmente foldamos poucas mãos. Pois, no mais cru dos olhares, foldar é não jogar, e não jogar é não se divertir.

Assim, por volta de 2006, quem tivesse a paciência e optasse por jogar poucas mãos, teria uma vantagem enorme sobre os impacientes e os curiosos que não gostavam de foldar suas mãos. A estratégia mais simples para ganhar era esperar boas mãos, apostar forte e ver os oponentes pagarem com mãos piores, ou até mesmo blefarem, cansados de ter jogos fracos toda hora.

Como tudo na vida, o jogo mudou. Percebendo que muitos jogadores esperavam boas mãos, aqueles que antes pagavam com qualquer par, talvez ensinados por longos períodos de derrotas, começaram a não pagar tanto e a também esperar as melhores mãos. Foi o tempo em que jogar muito agressivo, principalmente no pré-flop, era muito lucrativo. A estratégia era basicamente abrir nas posições finais com quaisquer duas cartas, roubar os blinds, apostar em todos os flops, e ir all in com poucos blinds a toda hora.

Talvez a maior beleza do poker seja a constante mudança ao longo dos anos em direção a uma forma única de jogar. Eis que seguindo isso, abrir quaisquer mãos já não é mais lucrativo como era antes. Atualmente, precisamos saber matematicamente qual a frequência de sucesso que cada tamanho de aposta precisa ter e como isso vai encaixar nas mãos que optamos por jogar caso o oponente resolva jogar de forma agressiva.

O perfil do "field" já não é mais tão homogêneo como já fora outrora. Há jogadores cautelosos, destemidos, com ego grande, transparentes, cansados, impacientes. Portanto, a percepção de cada um envolvido na mão é talvez o maior diferencial entre jogadores com nível técnico similar.

Hoje, temos o auxílio de softwares que facilitam a construção de ranges totalmente equilibrados para determinadas situações. Cabe a cada jogador manter-se estudando e memorizando cenários para continuar tendo vantagem diante da onda de constante mudança que é o mundo do poker.


Sendo assim, mantenha-se conectado ao Blog da DM Créditos e leia nossos posts instrucionais para te ajudar na eterna evolução.

0 visualização
  • icon_whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco