Buscar
  • DM Créditos

Política e Poker - alguma relação?

Aproveitando esse tempo de eleição, melhor agora que acabou e os ânimos vão se acalmando, passo a fazer por escrito uma reflexão sobre a ligação da política com o poker. Por escrito pois já postamos um vídeo onde é feita uma reflexão sobre o tema no canal do Youtube da DM Créditos. Mas agora que passou o segundo turno, podemos falar abertamente aos candidatos eleitos e seus eleitores.

Primeira coisa que devemos salientar é que o poker ainda carece de regulamentação no Brasil. Em diversos aspectos como tributação, direitos trabalhistas, clubes de poker e mais... Nada disso tem legislação específica no país. Ou seja, quem tomará essas decisões importantíssimas na vida de regulares e recreativos do jogo, são os políticos! Como acontece em todas as coisas em uma sociedade democrática como a nossa. Alguém poderia perguntar: “não é melhor deixar tudo como está?” Talvez até seria, mas como todas as atividades que geram lucro no país, o poker será regulamentado mais cedo ou mais tarde.

Agora que você já sabe quem são os deputados estaduais, federais e senadores eleitos pelo seu Estado, fica mais fácil fazer a regulamentação do poker andar novamente. Falei apenas do Poder Legislativo pois é onde se fazem as leis. Mas claro que governadores e o presidente também podem ajudar a tocar tudo isso. Não importa, você deve cobrar todos eles. Vale muito a pena escrever um e-mail para eles, perguntando se eles conhecem o jogo, se estão por dentro do processo de regulamentação do jogo e tudo que gira em torno, se entendem quantos empregos, renda e diversão o poker gera no Brasil... Você consegue o e-mail no site da Câmara dos Deputados, Senado Federal ou Assembleia Legislativa do seu Estado, então vai!

A regulamentação feita sem a participação da comunidade do Poker, leia-se você, eu, nós, pode ser catastrófica. Como gerar um imposto que inviabilize um profissional do “live” ou “online” de se manter apenas do jogo. Ou colocar regras que dificultem a manutenção de clubes de poker. Enfim, muita coisa errada pode ser feita e você precisa fazer algo se ama mesmo o jogo.


A reflexão da importância da política em nossas vidas deve ser feita diariamente e passada a todos a nossa volta. Escolhi o poker pois pode ser o modo de fazer algumas pessoas enxergarem isso. Além disso, o poker é uma profissão com várias profissões ao redor que necessitam de regulamentação para sobreviver. Com a comunidade do Poker unida e atuante frente à política, tudo pode acontecer sem o sofrimento de um flip na semi-FT de torneio grande.

0 visualização
  • icon_whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco