Estratégia

Satélites para torneios ao vivo

Home / Blog & News / Satélites para torneios ao vivo
August 01, 2020 6:31 pm | por DM Créditos

Um dos meios pelo qual o poker é mais divulgado e atrai cada vez mais novos jogadores são os eventos ao vivo. Muitos de nós, jogadores profissionais, tivemos a nossa primeira curiosidade pelo poker despertada ao assistir em, alguma transmissão, pessoas que muitas vezes nem eram profissionais disputando somas milionárias em torneios como EPT, WSOP, BSOP, etc.

Quem nunca sonhou em também poder estar lá? Viver a adrenalina de disputar um torneio ao vivo e ter a sua chance de também fazer história?Jogadores que saíram de satélites online rumo a conquistas históricas nos maiores eventos do mundo não são raros, em 2003 um contador chamado Chris Moneymaker saiu de um satélite de $39 no PokerStars para o WSOP, onde veio a se sagrar campeão, levando, além do bracelete de campeão mundial,  um prêmio de 2,5 milhões de dólares.

A história do poker pode ser dividida em antes e depois da conquista de Moneymaker, seu feito gerou um grande boom no mundo do poker, o que contribuiu para a popularização do jogo de um forma nunca antes vista. Em 2003, torneios satélite eram relativamente um novo conceito no poker, mas hoje grande parte das entradas em torneios ao vivo é conquistada por meio de satélites online. Esse formato de torneio se popularizou entre os jogadores muito rapidamente, e consequentemente hoje em dia há muito mais chances de você conquistar uma vaga em torneios ao vivo através de satélites.

Sites como PokerStars dispõem de uma grade de satélites onde você pode disputar vagas nos maiores torneios do mundo, há opções para todos os bankrolls, inclusive é possível participar de freerolls classificatórios, ou mesmo utilizando suas StarsCoins. Até mesmo se você tem bankroll para pagar o buy-in nos principais eventos ao vivo é vantajoso estar sempre disputando vagas através dos satélites. Por que não tentar a entrada através dos sats, pagando muito menos do que o valor da entrada para o evento? Se você decidir usar a grande oferta desse tipo de torneios a seu favor, buscando uma vaguinha em um evento live, aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a ser bem sucedido:

1. Escolha o horário ideal

Aproveite o fato de ter disponível uma grande variedade de torneios, de diversos tipos, praticamente em qualquer hora do dia.Ciente disso, você deve escolher de forma inteligente qual os melhores horários para disputar os torneios. Por exemplo, é sabido que nos fins de semana o tráfego nos sites costuma ser muito mais intenso, o que com certeza também será refletido nos fields que iremos enfrentar, dias de domingo também são conhecidos por terem as mesas repletas de profissionais, deixando os satélites muito mais difíceis.O ideal seria tentar vagas nos torneios em dias em que você já observou que o field está mais fácil, dias como segunda e quarta-feira, por exemplo são dias em que muitos grinders tiram para folgar. Estar atento a detalhes como esses pode facilitar o caminho para o nosso objetivo.

2. O que importa é a sobrevivência

Geralmente jogadores regulares em torneios falham em satélites por não se tocarem que a dinâmica de um satélite é diferente da de um torneio normal.O fator sobrevivência é o que mais importa, aqui você terá de abrir mão de aplicar certas jogadas que são muito lucrativas em um torneio standard visando ficar vivo, pois o objetivo não é cravar o torneio e sim ficar dentro das vagas do satélite. O número de fichas aqui é menos relevante. Depois que estourar a bolha, do chip leader ao jogador que tem apenas uma ficha receberão o mesmo prêmio.


Portanto, o jogo aqui deve ser bem mais cauteloso e jogado inteligentemente, spots marginais devem ser evitados, especialmente quando estivermos nas fases de bolha. Jogadas com excelente chip ev podem vir a ser um desastre em torneios desse tipo. Use suas habilidades e saiba adequar seu jogo a estrutura do torneio, por incrível que pareça, em um satélite podem haver situações em que foldar mãos premium é a opção mais inteligente.